• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • IPCA sobe 0,38% em abril; menor taxa para o mês desde 2021, mas acima do esperado pelo mercado
Economia

IPCA sobe 0,38% em abril; menor taxa para o mês desde 2021, mas acima do esperado pelo mercado

A taxa de 0,38% em abril ficou acima mediana das projeções de 40 instituições financeiras e consultorias

Por Da Redação
Ás

IPCA sobe 0,38% em abril; menor taxa para o mês desde 2021, mas acima do esperado pelo mercado

Foto: Reprodução/Pexels

A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou para 0,38% em abril, após ficar em 0,16% em março. Houve alta de 0,61%, em abril de 2023. Porém, a taxa é a menor para o mês de abril em 2021, quando foi de 0,31%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. 

A taxa de 0,38% em abril ficou acima da mediana das projeções de 40 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de alta de 0,35%. O resultado foi de 0,21% a 0,40%, dentro do intervalo das projeções. 

Com a taxa de abril, o acúmulo dos últimos 12 meses foi de 3,69%, ante 3,93% até março. Para esse resultado, a mediana das estimativas do Valor Data era de 3,65%, com projeções entre 3,51% e 3,71%. 

O resultado do IPCA em 12 meses ficou acima do centro da meta inflacionária estabelecida pelo Banco Central (BC) de 3% para 2024, mas dentro da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou menos.        

O cálculo do IBGE da inflação oficial brasileira é baseada na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além das cidades Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.  
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.