• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Ipea avalia que atividade econômica brasileira deve ter desempenho melhor em fevereiro
Economia

Ipea avalia que atividade econômica brasileira deve ter desempenho melhor em fevereiro

A instituição espera recuperação nos setores do comércio, indústria e serviços

Por Da Redação
Ás

Ipea avalia que atividade econômica brasileira deve ter desempenho melhor em fevereiro

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na última quarta-feira (30), análise que avalia que a atividade econômica brasileira deve ter um desempenho melhor no mês de fevereiro, se comparado com o mês anterior (janeiro).

De acordo com o Ipea, a expectativa de crescimento é de 1,4% na produção industrial, 1,3% no comércio e 1,5% nos serviços. Entretanto o órgão ressaltou que os números são projeções, já que os números fechados do desempenho ainda estão em apuração pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo previsões da instituição, o cenário para a indústria no mês de fevereiro era o mais desafiador.  Entre as razões, estão problemas relacionados às cadeias produtivas globais e aos custos elevados dos fretes internacionais. Além disso, os preços da energia elétrica continuam elevados, e os do petróleo sofreram impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, importantes exportadores de óleo e gás.

No entanto, a Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea estima que houve crescimento nas três atividades. pesquisadores do instituto avaliam que as indústrias extrativas tiveram contribuição positiva em fevereiro, com crescimento previsto de 7,5%. 

Já a indústria de transformação deve registrar alta de 0,8%. Diferente da indústria, que chegou a ter queda de 2,4% em janeiro, o setor de serviços se manteve estável mesmo durante o pico causado pela variante Ômicron do novo coronavírus.

O Ipea ainda afirmou que o setor de comércio também deve registrar alta na atividade de fevereiro, com crescimento estimado de 1,3%, se consideradas as vendas de veículos e materiais de construção. Com esses grupos fora de cena, a projeção de alta passa para 1,2%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.