• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Iphan reconhece único sítio do mundo com pegadas de dinossauro em associação com arte rupestre
Brasil

Iphan reconhece único sítio do mundo com pegadas de dinossauro em associação com arte rupestre

Foram registradas pegadas de terópodes, saurópodes e ornitópodes de 140 milhões de anos

Por Da Redação
Ás

Iphan reconhece único sítio do mundo com pegadas de dinossauro em associação com arte rupestre

Foto: Divulgação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o Sítio do Serrote do Letreiro, localizado no Vale dos Dinossauros (PB), como patrimônio arqueológico brasileiro. Trata-se do primeiro sítio no mundo em que foram encontradas pegadas fossilizadas de dinossauros associadas à arte rupestre de povos pré-coloniais.

A descoberta foi publicada em março na revista científica international Scientific Report, que faz parte do portfólio Nature. Embora os sítios arqueológicos já sejam protegidos pela Lei 3.924/61, é fundamental incluir informações sobre esses bens no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) para que o Iphan possa tomar conhecimento deles e realizar a gestão de forma eficaz.

“A partir do recadastramento, o Instituto pode tomar ações próprias para a sua preservação, como a fiscalização do bem, o monitoramento do seu estado de conservação, indicação de medidas para sua proteção e, eventualmente, sua restauração. E realizar também sua socialização, como a exploração turística e a extroversão, aproximando o bem arqueológico e a sociedade”, apontou o arqueólogo Thiago Trindade.

No Serrote do Letreiro foram registradas pegadas de dinossauros terópodes, saurópodes e ornitópodes de aproximadamente 140 milhões de anos atrás. Destes, os vestígios dos dois primeiros grupos foram encontrados lado a lado com as artes rupestres dos povos pré-coloniais, jamais sobrepostas pelos desenhos e sem que tenham sofrido qualquer alteração por parte daquela população.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário