Bahia

IPVA terá redução média de 2,61% na Bahia em 2024

Projeção foi anunciada pela Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia

Por Da Redação
Ás

IPVA terá redução média de 2,61% na Bahia em 2024

Foto: Agência Brasil

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia apresentará, em 2024, uma redução média de 2,61%, conforme divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

Diminuição é impulsionada pelos automóveis, que experimentarão uma queda média de 4,25%, e pelos utilitários, cuja redução atingirá 5,22%. 

Apesar da diminuição do IPVA, a Bahia mantém as opções de parcelamento em cinco vezes e de desconto para pagamento antecipado em cota única. O parcelamento seguirá um calendário anual, levando em consideração o último número da placa do veículo.

Aqueles que buscam descontos têm duas opções: 15% para pagamento único até 7 de fevereiro e 8% para quitação na data de vencimento da primeira parcela do parcelamento, conforme o calendário anual.

Reflexo na Tabela Fipe

A queda média no valor do IPVA reflete a estabilização da economia brasileira, de acordo com a Sefaz-BA. O processo de depreciação para veículos usados normalizou-se neste novo cenário de inflação controlada, marcando uma mudança em relação à volatilidade observada nos últimos anos no mercado.

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, destaca que o menor custo do IPVA é uma manifestação do momento econômico positivo do país.

A Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, aponta que a redução do IPVA será menor para motos (0,46%) e ônibus/micro-ônibus (0,10%), enquanto caminhões terão um aumento médio de 1,69%, refletindo as condições atuais do mercado para esses veículos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.