Irã autoriza mulheres a assistir partida de futebol pela 1ª vez em 40 anos
Quinhentas mulheres tiveram acesso ao estádio Azadi de Teerã

Foto: Reprodução/Twitter
O Irã autorizou, na última quinta-feira (25), as mulheres a assistirem a um jogo de futebol do Campeonato Iraniano, em Teerã, pela primeira vez em mais de 40 anos. Desde a Revolução Islâmica, em 1979, as torcedoras eram proibidas de comparecer a jogos de futebol como espectadores.
Cerca de quinhentas mulheres tiveram acesso ao estádio para assistir a uma partida do campeonato entre o Esteghlal FC, de Teerã, e o time visitante Sanat Mes Kerman FC, da cidade de Kerman. "Este é um acontecimento histórico. Pela primeira vez a torcida feminina do Esteghlal irá ao estádio Azadi (de Teerã) para apoiar sua equipe contra o Mes Kerman", publicou um jornal local.
As mulheres foram separadas dos homens no estádio e entraram por um local especial por meio de um estacionamento, de acordo com o site da Federação Iraniana de Futebol. Embora na quinta-feira tenha sido a primeira vez em mais de 40 anos que as torcedoras iranianas foram autorizadas a assistir a um jogo local, as mulheres puderam assistir a um pequeno número de partidas nacionais. Este ano, por exemplo, as iranianas puderam compartilhar um momento marcante quando o Irã garantiu a qualificação para a Copa do Mundo de novembro no Catar.