Iraniana Narges Mohammad ganha Prêmio Nobel da Paz
Ativista foi laureada por sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e pela promoção da liberdade e dos direitos humanos
Foto: Morteza Nikoubazl/Getty Images
A iraniana Narges Mohammadi ganhou o Prêmio Nobel da Paz, anunciado nesta sexta-feira (6). Ela é a 19ª mulher a vencer o prêmio, que tem 122 anos de existência.
Mohammadi, de 51 anos, está presa e condenada a mais de 30 anos de prisão e 154 chibatadas por liderar a luta das mulheres no Irã contra a opressão do regime atual, que se intensificou após a morte de Mahsa Amini em 2022.
Ela, que é engenheira e colunista de jornais progressistas, é uma defensora dos direitos das mulheres e da abolição da pena de morte no Irã há mais de uma década. Ela já foi presa seis vezes devido a sua atuação.
Apesar de estar presa, Mohammadi ocupa atualmente o cargo de vice-diretora do Centro de Defensores dos Direitos Humanos do Irã, uma ONG liderada por Shirin Ebadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2003.
Após a premiação, o marido de Mohammadi disse que "este prêmio vai encorajar a luta dela pelos direitos humanos". "Este é um prêmio para o movimento pelas mulheres, pela vida e pela liberdade".