Irmão do Governador Cláudio Castro é alvo da Operação Sétimo Mandamento da PF
Presidente do Conselho de Administração da Agerio, é investigado por possíveis fraudes em programas assistenciais do Rio
Foto: Reprodução/ Redes sociais
Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador Cláudio Castro (PL), tornou-se alvo nesta quarta-feira (20), da Operação Sétimo Mandamento, conduzida pela Polícia Federal (PF) com mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A investigação visa apurar possíveis fraudes em programas assistenciais do estado do Rio de Janeiro.
A PF identificou pagamentos de vantagens ilícitas, variando entre 5% e 25% dos valores dos contratos na área de assistência social, totalizando mais de R$ 70 milhões. Além de Vinícius Sarciá, presidente do Conselho de Administração da Agerio, a operação inclui buscas em endereços relacionados a Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Governo, e Allan Borges Nogueira, gestor de Governança Socioambiental da Cedae.
A Operação Sétimo Mandamento, que investiga crimes como organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, concentra-se nos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel, executados entre os anos de 2017 e 2020. A ação da organização criminosa teria envolvido fraude a licitações, desvio de verbas públicas e pagamentos de propinas.
Até o momento, o governo do estado e a Cedae não se pronunciaram sobre a operação. A PF realiza medidas de afastamento de sigilo bancário, fiscal e telemático, enquanto as investigações avançam na apuração de irregularidades nos programas sociais do Rio de Janeiro.