Israel autoriza saída de brasileiros da Faixa de Gaza
Governo brasileiro realiza levantamento para possível ampliação da lista
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O governo de Israel comunicou ao Itamaraty que concederá autorização para a saída de parte dos brasileiros e seus familiares que ainda se encontram na Faixa de Gaza. A data exata para a liberação ainda não foi definida.
A autorização inicial contempla 16 pessoas que poderão deixar Gaza por meio da saída de Rafah. O governo brasileiro, entretanto, está realizando um levantamento para identificar outras pessoas interessadas em deixar a região, indicando a possibilidade de ampliação da lista inicial.
Na última operação de repatriação, ocorrida em 10 de dezembro, 47 pessoas deixaram a região e retornaram ao Brasil. Desde o início do conflito, mais de 1.500 passageiros, incluindo mais de 50 animais domésticos, foram repatriados em dez voos da Força Aérea Brasileira.
No contingente repatriado anteriormente, 27 menores, 16 mulheres (duas delas idosas) e quatro homens adultos embarcaram, sendo 11 deles binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos. No Cairo, uma 48ª passageira, irmã brasileira de Marwan Abusaada, filha do mesmo, que não conseguiu cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito, também embarcou. Com 22 anos e formada em medicina, sua participação na repatriação destaca as complexidades enfrentadas por alguns brasileiros na região.