Israel e Hamas mantêm janela aberta para negociação de paz
Delegação política do Hamas desembarcou no Cairo para discussões
Foto: Reprodução/TV Record
Uma delegação política do Hamas desembarcou, na última quinta-feira (8), no Cairo para uma nova rodada de negociações sobre o fim da guerra na Faixa de Gaza. Essa tratativa ocorreu um dia após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, descrever como "delirante" uma contraproposta do grupo terrorista para um plano de cessar-fogo mediado por Catar, Egito e Estados Unidos.
A viagem da delegação e sinais de autoridades israelenses apontam que, apesar do impasse, ambos estão abertos a seguir com as negociações de paz. Embora a resposta de Netanyahu à proposta do Hamas tenha sido dura, fontes do governo israelense ouvidas pelo The New York Times afirmaram, em anonimato, que há um segundo nível de análise para além do posicionamento inicial.
De acordo com os funcionários do governo, as principais exigências do Hamas, que incluíam a retirada militar completa de Israel de Gaza e uma trégua de 135 dias, foram consideradas inaceitáveis. Contudo, a avaliação é de que os termos deixam espaço para discussão.