Israel intercepta míssil disparado do Iêmen após drone cair em Tel Aviv
Sistema de defesa antimísseis Arrow 3 conseguiu abater o projétil antes que ele cruzasse o território israelense
Foto: Marinha do Brasil
Na manhã deste domingo (21), o exército israelense afirmou ter interceptado um míssil disparado do Iêmen, horas depois de aviões de guerra israelenses terem atingido diversos alvos dos Houthis no país da Península Arábica.
Segundo o governo israelense, o sistema de defesa antimísseis Arrow 3 conseguiu abater o projétil antes que ele cruzasse o território de Israel. A interceptação foi precedida por sirenes de ataque aéreo que soaram em Eilat, alertando os moradores para que buscassem abrigo.
Nos últimos dias, Israel, juntamente com os EUA, a Grã-Bretanha e outros aliados ocidentais, têm interceptado quase todos os mísseis e drones lançados pelos Houthis. No entanto, na sexta-feira (19), um drone Houthi conseguiu penetrar nas defesas aéreas israelenses e caiu em Tel Aviv, resultando na morte de uma pessoa.
Em resposta, no sábado (20), Israel realizou um bombardeio a instalações petrolíferas no porto de Hodeidah, no Iêmen. De acordo com a TV Al-Masirah, principal meio de comunicação dos Houthis, o ataque às instalações de refino de petróleo causou a morte de três pessoas e deixou pelo menos 87 feridos, conforme relatado pela Reuters.
Os Houthis, apoiados pelo Irã, estão entre os diversos grupos que atacaram Israel em solidariedade ao Hamas desde 7 de outubro. Além dos confrontos com o Hamas, o exército israelense tem enfrentado combates diários com o grupo militante Hezbollah no Líbano, gerando preocupações de que o conflito possa se expandir para uma guerra total envolvendo o Líbano e outros países.