Israel x Hamas: Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta de resolução do Brasil
O texto contou com 12 votos favoráveis, mas os Estados Unidos votaram contra
Foto: Eskinder Debebe / UN Photo
O Conselho de Segurança das Nações Unidas rejeitou nesta quarta-feira (18), uma resolução proposta pelo Brasil sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. No total foram 12 votos favoráveis, mas os Estados Unidos vetaram o documento. Já a Rússia e o Reino Unido se abstiveram.
A análise do texto estava prevista para segunda-feira (16), mas foi adiada para hoje a pedido dos demais membros do conselho para que mais negociações pudessem ser feitas.
Para ser aprovada, uma resolução precisa da aprovação de nove dos 15 membros do órgão, e nenhum veto dos cinco com assento permanente: EUA, China, Rússia, França e Reino Unido.
A Rússia criticou a proposta brasileira e propôs duas emendas. A primeira é para incluir uma condenação a ataques a civis na Faixa de Gaza, citando o ataque ao hospital. Já a segunda, para falar em cessar-fogo humanitário, em vez de uma pausa humanitária.
O texto proposto pelo Brasil, organizado em 11 pontos, rejeita os ataques promovidos pelo Hamas desde 7 de outubro, exige a imediata soltura dos reféns civis e condena "toda violência terroristas e hostilidades contra civil e todos os atos de terrorismo".
A resolução pede ainda que todas as partes cumpram o direito internacional, destacando as obrigações de respeito e proteção a civis e de trabalhadores humanitários, como funcionários da ONU e da Cruz Vermelha, no contexto de conflitos armados.