• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Israelenses, palestinos e o Hamas: saiba qual a diferença entre os grupos
Mundo

Israelenses, palestinos e o Hamas: saiba qual a diferença entre os grupos

Conflito entre Israel e Hamas já deixou 600 mortos

Por Da Redação
Ás

Israelenses, palestinos e o Hamas: saiba qual a diferença entre os grupos

Foto: Pixabay

O conflito entre Israel e o Hamas, iniciado no sábado (7), já deixou mais de 600 mortos. A guerra entre os dois grupos expõe a disputa por territórios que existe há mais de 70 anos na região. 

Apesar do conflito ser longo, muitas pessoas ainda se perguntam qual a diferença entre israelenses, palestinos e o grupo Hamas. Em entrevista ao G1, o mestre em relações internacionais pelas universidades de Estrasburgo e Groningen Uriã Fancelli explica o que define cada grupo. 

Israelenses 

Os israelenses são cidadãos do Estado de Israel, que foi criado no fim da década de 1940. Em 1947, foi sugerido pelas Nações Unidas a criação de dois Estados: um judeu e um árabe, que seriam instalados na Palestina, sob um mandato britânico.

Segundo Uriã Fancelli, o objetivo da ONU era tornar realidade a promessa de fundar um território para os judeus, visto que esse povo estava disperso pelo mundo e havia sofrido uma perseguição pelo Holocausto. 

"Israel foi fundada para ser o 'lar dos judeus', que começaram a imigrar de diversos países do mundo para se concentrar no país", explicou o especialista ao G1. 

A proposta da ONU foi aceita pelos judeus, mas rejeitada pelos árabes. Os judeus proclamaram o Estado de Israel em 1948, o que causou a guerra árabe-israelense no mesmo ano.

Palestinos 

Os palestinos são povos de etnia árabe, onde a maioria é muçulmana. Essas pessoas habitavam a região entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo.

Por causa da guerra entre árabes e judeus, a comunidade internacional propôs a criação de um Estado palestino que deveria coexistir em paz com Israel.

Muitos palestinos se mudaram para territórios vizinhos após a fundação do Estado de Israel, como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, que são geograficamente separadas por Israel. 

Em 2012, a ONU reconheceu o 'Estado da Palestina' como Estado observador, mas ainda não há um território muito bem delimitado do que seria esse Estado. 

Mesmo com as tentativas de paz da comunidade internacional, os conflitos continuaram. 

Hamas 

O Hamas é um grupo radical considerado como terrorista por alguns países, como os Estados Unidos e o Reino Unidos, e que pede a extinção do Estado de Israel. Desde 2006, eles controlam a Faixa de Gaza, onde moram cerca de 2 milhões de palestinos. 

"Algo importante de frisar é que a maior parte dos integrantes do Hamas é de palestinos, contudo, nem todo palestino necessariamente faz parte do Hamas. Confundir os palestinos com o Hamas é a mesma coisa que dizer que todo afegão é membro da Al-Qaeda", detalhou Uriã Fancelli. 

Vale ressaltar que o governo Lula não considera o Hamas como grupo terroristas, mas sim como "resistência palestina". O presidente brasileiro tem boa relação com o chefe do Hamas, que mandou congratulações quando Lula venceu as eleições.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário