Itamaraty cria Grupo Especial de Crise para assuntos consulares e migratórios (G-CON)
Medida visa auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram impedidos de retornar ao Brasil
Foto: Reprodução
O Ministério das Relações Exteriores, ciente e atento às diversas limitações à circulação de pessoas entre países, estabelecidas nos últimos dias em decorrência da pandemia da COVID-19, criou o Grupo Especial de Crise para auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram impedidos de retornar ao Brasil.
No momento, os esforços estão concentrados em gestões diplomáticas com autoridades nos diversos países, para abertura excepcional de espaços aéreos, e em entendimentos com companhias aéreas, para a realização de voos destinados a repatriar os brasileiros.
A atuação das embaixadas e consulados do Brasil, que, desde o início da pandemia, mantêm contato direto com os turistas brasileiros, já permitiu mapear as dificuldades enfrentadas por nossos cidadãos retornar ao Brasil.
De forma a agilizar o atendimento aos que necessitam de apoio, o Itamaraty solicita que as comunicações sejam comunicadas aos números telefones listados abaixo.
O Itamaraty permanecerá empenhado em solucionar a presente situação e continuará prestando todo apoio consular brasileiros impedidos de retornar ao Brasil.
Américas: +55 61 98260-0610
Europa: +55 61 98260-0787
África e Oriente Médio: +55 61 98260-0568
Ásia e Oceania: +55 61 98260-0613