• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Itamaraty fecha lista preliminar para segunda repatriação de Gaza: 55 nomes foram confirmados
Brasil

Itamaraty fecha lista preliminar para segunda repatriação de Gaza: 55 nomes foram confirmados

Governo brasileiro amplia critérios para incluir familiares e aguarda autorização de Israel e Egito

Por Da Redação
Ás

Itamaraty fecha lista preliminar para segunda repatriação de Gaza: 55 nomes foram confirmados

Foto: Reprodução/Twitter/Itamaraty

O Itamaraty concluiu nesta segunda-feira (20), a primeira versão oficial da segunda lista de repatriação da Faixa de Gaza, totalizando 55 nomes. A expectativa é de que esse número possa aumentar nos próximos dias, pois novos pedidos de repatriação estão sendo registrados.

O governo brasileiro realizou uma verificação minuciosa de todos os nomes até o momento. As embaixadas brasileiras na região já estão sendo informadas para que possam iniciar os trâmites com os governos de Israel e Egito, buscando a autorização para a passagem de Rafah, onde o grupo se encontra.

Nesta nova lista, o critério para repatriação foi expandido em relação à anterior, que contemplou 32 pessoas. Agora, avós e irmãos mais velhos foram incluídos, enquanto na lista anterior apenas pais, filhos e cônjuges foram contemplados. Isso resultou na maioria dos nomes sendo de palestinos.

Na semana passada, os critérios para essa nova lista foram discutidos entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, aguarda-se a aceitação dos mesmos parâmetros por parte de Israel e Egito para a retirada dos familiares e brasileiros de Gaza.

Durante a recepção aos repatriados na segunda-feira passada (13) na Base Aérea de Brasília, Lula foi abordado por brasileiros que apelaram pela repatriação de seus familiares de Gaza. Na ocasião, o presidente se comprometeu a fazer todos os esforços necessários para atender a esses pedidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário