Itamaraty pede explicação de embaixador da Hungria sobre visita de Bolsonaro
Convocação tem como objetivo buscar esclarecimentos

Foto: Arquivo
O Itamaraty convocou o embaixador da Hungria em Brasília, Miklos Halmai, para explicar presença de Jair Bolsonaro em sua embaixada. A diplomacia brasileira, no entanto, ainda não confirmou a data.
Miklos não será recebido pelo chanceler Mauro Vieira, mas pela chefe do departamento que se ocupa da Europa, Maria Luisa Escorel. A convocação de um embaixador tem como objetivo pedir esclarecimentos e mandar uma mensagem de que um gesto daquele governo estrangeiro não foi bem aceito.
Há pouco mais de um mês, o Itamaraty já havia avisado aos representantes húngaros que não era adequado a intromissão das autoridades de Budapeste em temas de política doméstica. Sem anunciar publicamente, o Itamaraty convocou para consultas o mesmo embaixador húngaro em Brasília, Miklos Halmai, antes da passagem de Jair Bolsonaro pela embaixada.
O motivo, em 8 de fevereiro, havia sido uma postagem nas redes sociais por parte do primeiro-ministro e líder da extrema-direita, Viktor Orbán. Nas redes, o húngaro colocou uma foto sua ao lado de Bolsonaro e escreveu: "Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente".