• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Itamaraty pede explicação de embaixador da Hungria sobre visita de Bolsonaro

Itamaraty pede explicação de embaixador da Hungria sobre visita de Bolsonaro

Convocação tem como objetivo buscar esclarecimentos

Por Da Redação
Ás

Itamaraty pede explicação de embaixador da Hungria sobre visita de Bolsonaro

Foto: Arquivo

O Itamaraty convocou o embaixador da Hungria em Brasília, Miklos Halmai, para explicar presença de Jair Bolsonaro em sua embaixada. A diplomacia brasileira, no entanto, ainda não confirmou a data.

Miklos não será recebido pelo chanceler Mauro Vieira, mas pela chefe do departamento que se ocupa da Europa, Maria Luisa Escorel. A convocação de um embaixador tem como objetivo pedir esclarecimentos e mandar uma mensagem de que um gesto daquele governo estrangeiro não foi bem aceito.

Há pouco mais de um mês, o Itamaraty já havia avisado aos representantes húngaros que não era adequado a intromissão das autoridades de Budapeste em temas de política doméstica. Sem anunciar publicamente, o Itamaraty convocou para consultas o mesmo embaixador húngaro em Brasília, Miklos Halmai, antes da passagem de Jair Bolsonaro pela embaixada.

O motivo, em 8 de fevereiro, havia sido uma postagem nas redes sociais por parte do primeiro-ministro e líder da extrema-direita, Viktor Orbán. Nas redes, o húngaro colocou uma foto sua ao lado de Bolsonaro e escreveu: "Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário