J&J solicita autorização para aplicar dose de reforço de vacina contra Covid-19 nos EUA
A FDA já aprovou a 3ª dose da vacina da Pfizer
Foto: Picture alliance/Getty Images
A Johnson & Johnson (J&J) informou, na última terça-feira (5), que enviou dados para a Food and Drug Administration (FDA) - agência reguladora norte-americana - para solicitar a autorização do uso emergencial da vacina Janssen, contra a Covid-19, para uma dose de reforço em pessoas acima de 18 anos nos Estados Unidos.
O pedido vem depois que a FDA agendou uma reunião de seu comitê de especialistas para o dia 15 de outubro a fim de discutir se autoriza uma segunda dose da vacina de dose única da companhia.
A J&J informou que o possui dados de um estudo em estágio avançado que concluiu que uma dose de reforço aplicada 56 dias após a dose inicial dá proteção de 94% contra casos sintomáticos da Covid nos Estados Unidos e de 100% contra quadros graves da doença, ao menos 14 dias após a aplicação da dose de reforço.
Embora cientistas estejam divididos acerca da aplicação da dose de reforço, visto que muitas pessoas em outros países não receberam sequer a primeira dose dos imunizantes, o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou a iniciativa de aplicação de uma dose extra em agosto para impulsionar a proteção contra a variante Delta do novo coronavírus, altamente transmissível.
O imunizante autorizado pela FDA foi o da Pfizer em parceria com a BioNTech para pessoas com mais de 65 anos, pessoas com alto risco de contraírem formas graves da doença e as que são regularmente expostas ao vírus.