Japão garante a Lula que vai liberar entrada de brasileiros sem visto no país
Primeiro-ministro também anunciou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão voltada ao setor de saúde
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Japão garantiu a Lula, neste sábado (20), que vai liberar a entrada de brasileiros sem visto no país em casos de estadia de curta duração. A medida foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão após o encontro do o presidente com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
"O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil", diz o comunicado.
O Japão não deu uma estimativa de quando a medida pode ser implementada e ainda avalia qual seria a duração máxima de dias para que não seja exigido visto.
Kishida também anunciou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão voltada ao setor de saúde, sem, no entanto, dar detalhes do formato da concessão do empréstimo.
Recentemente, o Brasil anunciou que vai voltar a exigir o documento para turistas japoneses a partir de 1º de outubro, com base na lei da reciprocidade, já que brasileiros precisam do documento para entrar no país oriental.