• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Japão pode estender estado de emergência contra Covid faltando 79 dias para as Olimpíadas

Japão pode estender estado de emergência contra Covid faltando 79 dias para as Olimpíadas

Presidente do COI deve viajar ao país no fim do mês para avaliar situação

Por Da Redação
Ás

Japão pode estender estado de emergência contra Covid faltando 79 dias para as Olimpíadas

Foto: Reprodução/B9

O Japão está considerando estender um estado de emergência para conter a propagação do coronavírus na capital, Tóquio, e em outras grandes áreas urbanas, segundo disseram fontes do governo à Reuters nesta quarta-feira (5). Caso venha a ser adotada, a medida pode lançar dúvidas sobre o planejamento definido para os Jogos Olímpicos. As autoridades estavam se inclinando para uma extensão das medidas nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo para além de 11 de maio, enquanto o país luta contra um aumento nos casos. 

O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse a repórteres, depois de se reunir com ministros e assessores nesta quarta, que deseja decidir sobre o assunto ainda esta semana. Um anúncio oficial pode ser feito na sexta-feira (7), disse uma das fontes à Reuters. O jornal Yomiuri informou anteriormente que uma extensão era provável. A extensão das medidas, que foram impostas em 25 de abril, provavelmente geraria preocupações sobre as olimpíadas, programadas para começar em 23 de julho, podem ser realizadas conforme o planejado.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, deve visitar o Japão no final deste mês, mas um estado de emergência mais longo pode levar a novos apelos do público para cancelar os jogos. Sob as restrições em Tóquio e outras áreas urbanas, o governo exigiu que restaurantes, bares e karaokês que servem bebidas alcoólicas fechem. Grandes lojas de departamentos e cinemas também foram fechados, enquanto os espectadores foram proibidos de comparecer a grandes eventos esportivos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário