• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Jeandro Ribeiro comemora avanços da agricultura familiar e exalta trabalho realizado no combate à fome na Bahia

Jeandro Ribeiro comemora avanços da agricultura familiar e exalta trabalho realizado no combate à fome na Bahia

Segundo ele, já foram investidos mais de R$ 500 milhões para a erradicação da fome no estado nos últimos anos

Por Ane Catarine Lima, Otávio Queiroz
Ás

Atualizado
Jeandro Ribeiro comemora avanços da agricultura familiar e exalta trabalho realizado no combate à fome na Bahia

Foto: Farol da Bahia

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, comemorou os avanços da agricultura familiar no estado e salientou o trabalho realizado pelo governo no combate à fome. Segundo ele, já foram investidos mais de R$ 500 milhões para a erradicação da fome na Bahia nos últimos anos.

Questionado sobre o que o governo tem feito para combater a insegurança alimentar que assola quase 40% dos lares no Norte e Nordeste, Jeandro destacou os investimentos e afirmou que a Bahia tem mostrado avanços significativos na diminuição de casos de insegurança alimentar em todo o estado.

"A gente tinha quase dois milhões de baianos em situação de insegurança alimentar grave. Os números atuais já demonstram uma melhora nesse cenário. Hoje, temos um pouco mais de um milhão de pessoas nessa condição", afirmou o diretor da CAR, durante um encontro com jornalistas, na manhã desta sexta-feira (24).

Ele ainda ressaltou as iniciativas para o combate à fome adotadas até então, como o Programa Bahia Sem Fome, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues em outubro passado. A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de milhões de baianos, com a execução de diversas ações de inclusão social e transferência de renda.

"Além do envio do Bahia Sem Fome para a Assembleia Legislativa da Bahia, o governo também assinou o contrato com 50 organizações não-governamentais para a implantação de 50 cozinhas coletivas que vão ofertar alimentação de qualidade, associando a agricultura familiar, para milhões de baianos", ponderou Jeandro.

Insegurança alimentar em alta

As declarações de Jeandro acontecem quase um mês após a PNAD Contínua Segurança Alimentar, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontar que as regiões Norte e Nordeste do Brasil continuam enfrentando os maiores desafios em termos de segurança alimentar, em comparação com o restante do Brasil.

Segundo o estudo, apenas 60,3% dos domicílios no Norte e 61,2% no Nordeste estão em situação de segurança alimentar, índices significativamente menores aos observados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que apresentam 75,7%, 77,0% e 83,4%, respectivamente.

Além disso, a insegurança alimentar moderada ou grave atinge 16% dos domicílios no Norte e 14,8% no Nordeste, taxas que são bem mais altas do que nas demais regiões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário