Jerônimo confirma encontro com Lula na próxima quinta (28) para discutir Reforma Tributária
Governador planeja volta para Brasília com mais 26 chefes estaduais
Foto: Louise Cibelle/GOVBA
O governador baiano Jerônimo Rodrigues concedeu entrevista, na tarde desta segunda (25), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Durante a coletiva de imprensa, o chefe do Executivo Estadual confirmou o retorno para Brasília para resolução de pautas na Casa Civil, incluindo o encontro com o presidente Lula (PT) e os outros 26 governantes estaduais.
"Já volto dia 28. Teremos um encontro dos 27 governadores com a Casa Civil, para que a gente possa dialogar próximo ao presidente Lula, sobre três ou quatro pautas importantes. Uma delas é a Reforma Tributária, (onde) nós estaremos ali acompanhando quais são as adequações que estão sendo feitas para que não possa machucar nenhum trabalhador, nenhum empregador, muito menos a receita dos municípios e dos estados", confirma o parlamentar.
O governador ressaltou a importância de um momento do encontro apenas com líderes nordestinos, para discutir os pontos abordados na reunião, como o Consórcio do Nordeste e a PEC do SUSP.
"Nós teremos um momento só nosso, dos governos do Nordeste, para tirarmos um documento sobre a segurança pública no Brasil", disse.
O evento ocorrido no CAB foi marcado pelo anúncio da instalação de cerca de 15 mil cisternas em 71 municípios rurais. Com investimento de mais de R$ 84 milhões autorizado pelo governador baiano, a medida fortalece o comprometimento de auxiliar as localidades mais afetadas pela seca, visando a segurança hídrica e alimentar da comunidade.
Crédito facilitado
O evento também marcou a adesão da Bahia ao programa federal Acredita no Primeiro Passo, desenvolvido pelo Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O programa busca facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores individuais (MEIs), pequenos produtores rurais, microempresas, beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia local.
A primeira ação do programa na Bahia será a qualificação de mil mulheres na construção civil, com uma previsão de investimento em torno de R$ 2,4 milhões em cursos promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As capacitações, com 160 horas de duração, incluirão ainda temas como pintura, revestimento cerâmico, hidráulica e elétrica predial.