Jerônimo confirma Geraldo Júnior como pré-candidato à prefeitura de Salvador
Anúncio foi feito pelas redes sociais na noite desta quinta (21)
Foto: Reprodução/Redes
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou em uma rede social nesta quinta-feira (21), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato oficial do Governo do Estado para Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024.
"Salvador, um lugar de paisagens exuberantes e de povo trabalhador, merece o melhor. As soteropolitanas e os soteropolitanos precisam de um projeto que cuida de gente, que entende que a cidade deve ser para todos, turistas e moradores. E meu amigo e companheiro de trabalho, Geraldo Júnior, é o representante ideal desse projeto.", escreveu Jerônimo.
Veja publicação abaixo:
Leia também: Matheus Ferreira reafirma que MDB mantém apoio à candidatura de Geraldo Júnior
Quem é Geraldo Júnior?
Conhecido como Geraldinho, o atual vice-governador da Bahia, de 54 anos, é advogado e já foi eleito três vezes como vereador de Salvador. Antes de se candidatar na política, ocupou cargos de destaque na capital baiana.
O político já foi chefe de gabinete e consultor jurídico do deputado estadual Jurandy Oliveira, tendo atuado na advocacia privada, especialmente como advogado da Rede Record e da Igreja Universal em Salvador. Geraldo Júnior também teve passagens pela prefeitura de Salvador entre 1993 e 2000, nas gestões de Lídice da Mata e Antônio Imbassahy.
Filho do ex-vereador Geraldo Alves Ferreira, que ocupou o cargo por dois mandatos nos anos 90, o vice-governador ingressou na política após a derrota do pai, há quase 15 anos.
Geraldo Júnior ocupou a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer durante a gestão do então prefeito ACM Neto em 2017.
Em 2011, chegou à Câmara Municipal de Salvador para a vaga deixada por Luizinho Sobral, que passou a ocupar o cargo de deputado estadual. Em outubro de 2012, renovou o mandato com 11.264 votos para o quadriênio 2013-2016. Em outubro de 2013, filiou-se ao Partido da Solidariedade (SD).
Em outubro de 2016, renovou o mandato com 13.685 votos para o quadriênio 2017-2020, tornando-se o 7º vereador mais votado na capital baiana.
Em 2019, assumiu a presidência da Câmara Municipal da cidade.
Em 2020, com apoio do grupo de ACM Neto para um novo mandato como presidente da Câmara, mudou de partido e começou a fazer parte do MDB.
Em março deste ano, após o anúncio de Jerônimo Rodrigues como candidato do PT ao governo, Geraldo Júnior foi escolhido como candidato a vice, marcando uma reviravolta política, uma vez que os dois partidos eram adversários até então.
Além de ser eleito vice-governador, Geraldo indicou seu filho, Matheus de Oliveira Ferreira, para concorrer a deputado estadual, obtendo êxito com mais de 60 mil votos.
Mesmo com a atuação de Geraldo Júnior na eleição de Jerônimo, o PT não venceu na capital, onde ACM Neto teve a maioria dos votos, conquistando uma vitória por 64% a 35%.
Após a eleição de Jerônimo, o vice-governador assumiu um novo papel de destaque, inclusive em relações institucionais, ao lado do novo governador da Bahia.