Jerônimo critica postura de Trump e defende diálogo sobre tarifas entre Brasil e EUA
Governador diz que carta de presidente americano fere soberania brasileira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou nesta quinta-feira (10) a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de novas tarifas a produtos brasileiros, classificando a medida como irresponsável e prejudicial ao setor produtivo.
“A política não pode atrapalhar o setor produtivo na medida em que um presidente escreve uma carta dizendo que não concorda com o procedimento jurídico do Estado, que não é dele. Ele quebra a soberania de um país. Isso é muita irresponsabilidade”, afirmou Jerônimo. O governador também defendeu o diálogo, ressaltando que “o ideal seria, se tiver necessidade de aumento de tarifa, que se sente para começar” as negociações.
A declaração do governador ocorre após Donald Trump anunciar taxas de até 50% sobre produtos importados do Brasil. As tarifas foram justificadas pelo governo norte-americano como medidas de reciprocidade comercial, mas ampliaram tensões entre os países em meio a um cenário de desacordos diplomáticos.
Em resposta ao anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “o Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém”, destacando que o país buscará o diálogo para evitar impactos ao comércio, mas defenderá sua soberania frente às decisões unilaterais de Washington.