Jerônimo diz que FIOL 1 tem potencial para gerar 1.200 empregos na Bahia
Ao lado de Lula, governador visitou as obras do novo trecho da ferrovia
Foto: Divulgação/Rafael Martins/GOVBA
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhou nesta segunda-feira (3) o início das obras do novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus, no sul do estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, o investimento tem potencial para gerar cerca de 1.200 empregos.
“É a concretização de um importante vetor de desenvolvimento logístico e econômico para a Bahia. A obra, em sua fase mais avançada, vai gerar cerca de 1.200 empregos para baianos e baianas, e o resultado vai trazer grande impulso para a nossa economia, com avanços no escoamento e exportação de setores estratégicos, como a mineração e o agronegócio”, afirmou.
Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras do têm previsão de durar 36 meses e um investimento de R$ 1,1 bilhão.
Quando estiver em operação, a FIOL 1 irá entregar uma solução logística e de conexão Oeste-Leste na Bahia, sendo o elo fundamental dentro do projeto integrado conduzido pela BAMIN no estado, do qual também fazem parte a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e o terminal de águas profundas Porto Sul, em construção na costa de Ilhéus.
Veja mais>>>>>No evento, Lula diz que é "uma vergonha" o Brasil importar trilhos