Jerônimo Rodrigues anuncia inauguração de unidade de conservação do cerrado em São Desidério
O governador participou de cerimônia em celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quarta-feira (5) a inauguração de uma unidade de conservação do cerrado em São Desidério (BA). Em 2022, a cidade bateu o recorde do desmatamento do bioma.
A declaração foi dada em cerimônia de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do meio ambiente Marina Silva (Rede sustentabilidade) estiveram presentes na ocasião.
No ato, o governador da Bahia encontrou com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, que agradeceu pela ajuda oferecida do estado aos gaúchos diante da tragédia que assolou o estado no último mês de maio.
Ações na Bahia
Em comemoração a data, Jerônimo autorizará por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Inema, a contratação de projetos para obras de requalificação do Parque Metropolitano de Pituaçu, além da adesão da Sema ao Global Mangrove Alliance (GMA), para cooperação na conservação de manguezais na Bahia. O ato ocorrerá em São Desidério, no território da Bacia do Rio Grande nesta quinta-feira (6).
O governador também assina nesta quinta (06), a publicação da Consulta Pública do Plano Estadual de Meio Ambiente (PEMA), o edital da 2ª Edição do Prêmio Bahia Sustentável e o encaminhamento do Projeto de Lei para criação do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA Bahia) à Assembleia Legislativa da Bahia.
Durante a agenda também será autorizada a implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Cerrado), no município de Barreiras, e entregues materiais e equipamentos para a Operação Florestal ao Corpo de Bombeiros da Caravana Bahia Sem Fogo, na Região Oeste, que terá, na ocasião, o anúncio do encerramento da sua 2ª etapa.