Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior tomam posse neste domingo (1°)

Políticos assumem como governador e vice-governador da Bahia, respectivamente

Por Da Redação
Ás

Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior tomam posse neste domingo (1°)

Foto: Divulgação

O governador da Bahia eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), e o vice-governador eleito Geraldo Júnior (MDB) tomam posse neste domingo (1°), em cerimônia oficial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), às 7h30. O petista chegará ao local acompanhado da próxima primeira-dama, a professora Tatiana Velloso, e será recebido pelo presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD). 

O novo chefe do Executivo baiano fará o primeiro pronunciamento à imprensa neste momento. O início da sessão solene acontecerá no plenário da Assembleia e está programado para às 8h, com participação de outras autoridades, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Castelo Branco, e da procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti. A abertura da cerimônia caberá ao presidente da Assembleia Legislativa, que designará uma comissão de deputados para conduzir o governador e o vice-governador ao plenário.

Após a execução do Hino Nacional pela banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar, Adolfo convidará Jerônimo a proferir a leitura do Compromisso Constitucional, mais conhecido como juramento. Na sequência, fará o mesmo procedimento com Geraldo. Por fim, o presidente da Casa convidará o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Júnior Muniz (PT), para ler o Termo de Posse e a declaração de bens do governador, que serão assinados por Jerônimo Rodrigues. Neste momento, o petista será declarado empossado. O rito se repetirá com o vice-governador.

Saiba mais sobre o governador eleito: 

Foto: Divulgação

Autodeclarado indígena e professor da rede universitária estadual, Jerônimo Rodrigues Souza foi eleito no dia 30 de outubro de 2022, quando foi realizado o segundo turno das eleições, governador da Bahia. Aos 57 anos, ele será o 52º governador do estado. 

Jerônimo nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, região sudoeste da Bahia, a 400 quilômetros de Salvador. Em 1987, ele foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua atuação no Governo do Estado começou em 2007, no governo Jaques Wagner (PT), quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no governo Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento. 

Em 2011, foi convidado para atuar em Brasília, durante o governo Dilma. Foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero-Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário. Em 2014, coordenou o Programa de Governo de Rui Costa, que seria eleito naquele ano. Já no governo, foi o primeiro titular da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Em 2018 voltou a coordenar o programa de governo de Rui Costa, e no ano seguinte assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de onde saiu para ser candidato ao governo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário