• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Jerônimo sugere que queda na Educação da Bahia é culpa de prefeituras e governo federal

Jerônimo sugere que queda na Educação da Bahia é culpa de prefeituras e governo federal

O Ensino Médio na Bahia caiu para o último lugar no Brasil, no Ideb em 2021

Por Da Redação
Ás

Jerônimo sugere que queda na Educação da Bahia é culpa de prefeituras e governo federal

Foto: Divulgação

O candidato ao governo da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores, Jerônimo Rodrigues, participou, nesta quarta-feira (14), de uma entrevista no jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia. Na ocasião, o político foi questionado sobre o Ensino Médio ter ficado em último lugar, no país, no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2021. 

O petista, no entanto, não respondeu a pergunta de um dos entrevistadores e transferiu as dificuldades à pandemia da Covid-19, ao governo federal e aos municípios. 

"Eu entrei na Secretaria da Educação em 2019 [...] e logo no início de 2020 tivemos a pandemia. Foi muito difícil. Muito duro. A gente tentando fazer a educação chegar a todos os estudantes, mas a pandemia fez com que a gente fechasse as escolas naquele momento, mas o contato com os estudantes não se encerrou. Quando nos demos conta de que não tínhamos o governo federal chamando a responsabilidade. Eu participei do Fórum Nacional do Secretários da Educação e todos estavam muito perdidos, sem saber o que fazer", disse o político ao pontuar que o primeiro passo do governo da Bahia, comandado por Rui Costa (PT), foi cuidar da vida de professores, servidores e estudantes. 

Sobre a educação na Bahia durante a pandemia da Covid-19, Jerônimo esclareceu que o governo fez o que podia ter feito. "Nós fizemos o que podia ter feito. Criamos um canal de televisão específica na TV pública para fazer as aulas remotas. Imprimimos um material que fazíamos chegar a todos os estudantes do estado da Bahia. Criamos um vale de alimentação estudantil para garantir a comida", disse. 

Ao retomar ao tema da pergunta de um dos apresentadores, o petista explicou que os resultados dos indicadores não se mudam em 5, 10 ou 16 anos, que é o tempo em que o PT está à frente da Bahia. "Tem um projeto que está no meu plano de governo onde eu vou chamar todos os prefeitos e secretários da Educação em que nós vamos fazer um grande mutirão porque quando o estudante chega no Ensino Médio, ele já chega com a formação. E eu reconheço o quanto uma creche é importante na vida do estudante", pontuou ao sugerir que a educação básica feita pelas prefeituras é inadequada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário