Johnson & Johnson testará vacina contra Covid-19
Testes serão iniciados em humanos em setembro
Foto: Arquivo
O mundo se une no combate ao Coronavírus. A Johnson & Johnson deve começar a testar uma vacina para prevenção da Covid-19 em setembro. Segundo o comunicado oficial da empresa, os testes serão feitos em humanos e a expectativa é de que esteja pronta no início de 2021.
A empresa está trabalhando em parceria com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA desde janeiro e assim que liberada, pretende disponibilizar a vacina em larga escala.
Como parte do acordo, o governo dos EUA pagará US$ 421 milhões para apoiar os esforços da empresa na iniciativa. No Estados Unidos, o conglomerado começou a construir uma fábrica para viabilizar a fabricação própria das vacinas na maior quantidade possível até o final do ano, quando os dados de seus ensaios clínicos mostrarão a eficácia do antiviral
Na Europa e na Ásia, a Johnson & Johnson busca parcerias com fábricas para agilizar a produção. A empresa já possui uma fábrica na Holanda que pode produzir até 300 milhões de doses, mas segundo o vice-presidente da unidade científica da J&J, Dr. Paul Stoffels, a quantidade é "absolutamente insuficiente para o mundo".
Em laboratório, a vacina apresentou bons resultados. Produziu fortes anticorpos neutralizantes contra o vírus — o tipo necessário para obter uma vacina bem-sucedida. O o objetivo é doar mais de 1 bilhão de doses.