Jornais dos Estados Unidos publicam pesquisa eleitoral com Trump em vantagem sobre Biden e são criticados
Outros veículos publicaram pesquisas com resultados que diferente dos jornais
Foto: Reprodução
Uma pesquisa eleitoral divulgada pelos veículos The Washington Post e ABC, no último domingo (24), mostram resultados discrepantes do resto da imprensa. O levantamento mostra o ex-presidente Donald Trump (51%) com vantagem de nove pontos em relação ao atual chefe Joe Biden (42%).
A pesquisa, no entanto, sofreu críticas por ser diferente dos estudos divulgados por outros veículos norte-americanos, onde os candidatos à presidência aparecem empatados, como a divulgada pelo The News York Times no começo de agosto. Também no domingo, a NBC mostrou resultados equivalentes com 46% para Biden.
O analista Nate Cohn, do Times, apontou a discrepância do levantamento. "É realmente muito difícil divulgar resultados atípicos, por isso temos de dar créditos à pesquisa ABC/Post. Mas, quando se publica consecutivamente este tipo de valores, não se pode descartar os resultados", escreveu.
O Post e o ABC dizem que, em uma hipotética disputa, a vantagem de Trump aumenta para 10%, se somar o eleitorado geral e os registrados. Mas a corrida eleitoral ainda não está definida. Faltam os resultados primários dos partidos Democratas e Republicanos que vão decidir o candidato de cada lado. Apesar de Biden e Trump serem os favoritos, ao que parece, os republicanos resistem ao ex-presidente por conta de polêmicas que o colocaram como réu em quatro processos na Justiça.