Jornal aponta ligação entre George Santos e primo de oligarca russo alvo de sanções
Congressista republicano é investigado por mentir sobre diversos aspectos de seu currículo como deputado
Foto: Reprodução
O deputado americano George Santos pode ter ligações mais próximas do que se imaginava com um empresário que é primo de um oligarca russo sancionado por causa da invasão da Ucrânia. A informação foi publicada em uma reportagem do jornal Washington Post, na segunda-feira (16).
O político, que é filho de brasileiros, foi eleito em 2022 como congressista do estado de Nova York. Desde então, uma série de investigações revelou que Santos mentiu sobre diversos aspectos de seu currículo e sua vida pessoal.
Além disso, documentos levantados pelo jornal apontaram que o empresário russo Andrew Intrater e sua esposa doaram US$ 5.800 a um comitê de campanha de Santos e contribuíram com mais milhares de dólares para sua campanha desde 2020.
Um registro na comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) mostra que Intrater colocou centenas de milhares de dólares na Harbor City Capital, uma empresa de investimentos com sede na Flórida onde Santos trabalhou por mais de um ano. A mesma empresa está sob investigação por supostamente administrar um esquema de pirâmide financeira.
Embora não esteja claro se Intrater investiu no projeto, a Harbor City recebeu um depósito sem data de US$ 625.000 de uma empresa do Mississippi que tem Intrater como seu único funcionário, segundo uma queixa da SEC contra a empresa. Santos negou ter conhecimento sobre o esquema de fraude.
Apesar dos escândalos envolvendo seu nome, Santos afirmou que não renunciará ao cargo de deputado e que só desocuparia a cadeira se perdesse a próxima eleição.