José Múcio diz que ex-chefe da Marinha ‘não tinha tropa’ para dar golpe
Ministro deu declaração ao ser questionado sobre encontro de Bolsonaro com militar
Foto: Agência Brasil/José Cruz
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta sexta-feira (22), durante entrevista à revista Veja, que o ex-chefe da Marinha Garnier Santos "não tinha tropa" para realizar um golpe de Estado. Monteiro foi questionado sobre as consequências do suposto encontro de Jair Bolsonaro com os chefes das Forças Armadas, no qual o ex-presidente teria avaliado a possibilidade de um golpe no país.
As informações sobre o suposto encontro foram reveladas pelo tenente-coronel Mauro Cid em delação premiada. “Tenho absoluta tranquilidade com relação às Forças Armadas”, afirmou Múcio. “Algumas pessoas isoladas podem até ter desejado [o golpe], mas as instituições mostraram que estamos do lado da legalidade”, completou.
O ministro afirmou que a revelação do conteúdo da delação de Cid deve tirar o “manto de suspeição" da sociedade sobre as Forças Armadas. Em relação ao ex-comandante da Marinha, Múcio afirmou ainda que tentou marcar uma reunião com ele no fim de 2022, durante a transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e depois de uma conversa com Bolsonaro, mas não foi recebido.