Jovem brasileira de 18 anos conquista bolsa integral na Universidade de Harvard
Sofia Santos, moradora de Belo Horizonte (MG), também foi aprovada em Yale e Stanford, todas nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A estudante Sofia Santos de Oliveira, moradora de Belo Horizonte (MG), de origem humilde, foi aprovada em três universidades no exterior com bolsa integral: Harvard, Yale e Stanford, todas nos Estados Unidos.
De acordo com a jovem, de 18 anos, seu interesse pela educação vem de suas próprias vivências com experiências educacionais transformadoras.
Sofia afirma que aprendeu inglês por conta própria, já que seus pais não podiam pagar por um curso. Ainda assim, a estudante revela que já desejava estudar fora do país quando criança.
“Desde o ensino fundamental, eu já cogitava a ideia de ir estudar no exterior, mas era quase uma utopia. Eu não sabia exatamente como iria conseguir chegar lá.”
Após perder a bolsa de estudos do Sesi, no 5º ano do ensino fundamental, em razão da demissão do pai, a estudante ingressou em escola pública, e seguiu com atividades extracurriculares para manter-se engajada academicamente.
“Como sempre gostei de estudar, não quis me conformar com a situação e continuei buscando por oportunidades de ir para uma escola melhor. Durante esses anos, participei de olimpíadas de matemática e me engajei em assembleias escolares”, diz Sofia.
Sofia pretende cursar Química e Ciências Sociais com foco em Educação e Saúde Pública. Para ela, “além de despertar minha curiosidade intelectual, a química pode ser utilizada para ajudar no avanço da humanidade em muitas áreas, principalmente na área ambiental e da saúde humana.”
Entretanto, ela diz está aberta a explorar outras áreas por ter até o fim do segundo ano da faculdade para oficializar a decisão.