• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Julgamento de cúmplices de atentados contra 'Charlie Hebdo' e mercado em Paris começa nesta quarta-feira (2)
Mundo

Julgamento de cúmplices de atentados contra 'Charlie Hebdo' e mercado em Paris começa nesta quarta-feira (2)

Na ocasião, o ataque deixou 17 mortos

Por Da Redação
Ás

Julgamento de cúmplices de atentados contra 'Charlie Hebdo' e mercado em Paris começa nesta quarta-feira (2)

Foto: Getty Images

Começa nesta quarta-feira (2) o julgamento dos supostos cúmplices dos atentados de janeiro de 2015, contra o semanário satírico "Charlie Hebdo", um agente policial e contra o supermercado judeu Hyper Cacher em Paris. O ataque deixou 17 mortos. O processo começou sob forte controle de segurança.

A Vara Criminal da Justiça francesa vai avaliar até o dia 10 de novembro o papel de 14 pessoas nos atentados, sendo dez detidos provisoriamente, um liberado sob controle judicial e três foragidos, com pedido de penas que variam de prisão perpétua a 10 e 20 anos de prisão.

Eles são acusados de participar de uma organização terrorista e de diversos graus de cumplicidade, seja na prestação de apoio logístico, financeiro ou material aos irmãos Saïd e Chérif Kouachi, responsáveis pelo ataque ao "Charlie Hebdo", e a Amedy Coulibaly, autor dos outros dois ataques.

O primeiro ataque ocorreu em 7 de janeiro e matou 12 pessoas. Um dia depois, em coordenação com os Kouachi, Coulibaly assassinou um agente municipal e no dia 9 prendeu uma dúzia de pessoas no supermercado judeu e matou mais quatro pessoas. Os três terroristas acabaram sendo mortos pelas forças da ordem.

"Charlie Hebdo" recebeu ameaças em 2006, após publicar charges de Maomé.

Christophe Deloire, secretário-geral da Repórteres sem Fronteiras (RSF), se expressou pouco antes do julgamento. "Aceitar restrições aos sistemas de pensamento é entrar em uma lógica muito perigosa", afirmou. “Ver 5 anos depois que há um julgamento é uma satisfação após o horror da tragédia. A justiça será feita para as vítimas e suas famílias", acrescentou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário