Julgamento do pedido de cassação de Cláudio Castro será retomado nesta quinta (23)
Caso seja aprovado, ele será o 7º governador a perder o mandato no Rio
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) retomará nesta quinta-feira (23), às 15h, o julgamento dos pedidos de cassação do governador Cláudio Castro (PL). Castro é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
Na sessão anterior, realizada na última sexta-feira (17), o desembargador Peterson Barroso Simão, relator dos processos, votou pela cassação dos mandatos de Castro, do vice-governador Thiago Pampolha, e do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar. Ele alegou que os desvios cometidos no Ceperj e na Uerj tinham "caráter eleitoreiro" e comprometeram a igualdade nas eleições.
O julgamento foi adiado após o desembargador Marcello Granado pedir vista, solicitando mais tempo para analisar o caso. Granado terá a oportunidade de apresentar seu voto na sessão de hoje.
Após Granado, os demais desembargadores eleitorais votarão na seguinte ordem: Daniela Bandeira de Freitas, Gerardo Carnevale Ney da Silva, Fernando Marques de Campos Cabral Filho, Kátia Valverde Junqueira e, por último, o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
Cada magistrado tem a prerrogativa de pedir vista do processo antes de votar, o que pode resultar em novos adiamentos de até dez dias.