Julho Amarelo é o mês de combate e prevenção das hepatites virais!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2 bilhões de pessoas no mundo já tiveram contato com algum dos vírus da hepatite. No Brasil, 2 milhões de pessoas são portadoras crônicas do tipo de hepatite B, e mais 3 milhões do tipo C. A campanha “Julho Amarelo" é uma das formas encontradas de conscientizar a população a respeito das doenças.
“A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, pelo uso excessivo de substâncias, como certos tipos de medicamentos, drogas e bebidas alcoólicas ou pode surgir em decorrência de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas”, explica a hepatologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dra. Lourianne Cavalcante.
Atualmente, são conhecidos 5 tipos de hepatites virais: hepatites A, B, C, D e E. Conheça a seguir suas formas de transmissão e prevenção.
_Hepatite A_
A transmissão é feita via fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados. Além da vacinação contra a doença, que deve ser administrada em duas doses, a hepatite A conta com outras formas de prevenção:
- Lavar bem as mãos após ir ao banheiro;
- Lavar e cozinhar bem os alimentos que são consumidos crus;
- Ingerir água corretamente tratada;
- Usar preservativos e higienizar as mãos.
_Hepatite B_
A hepatite B pode cronificar em 10% dos adultos que têm contato com o vírus. Assim como a hepatite A, o tipo B conta com uma vacina que deve ser administrada em três doses. Pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação ou o parto, por relação sexual sem camisinha, uso de seringas e outros materiais cortantes contaminados.
_Hepatite C_
A transmissão é através do contato com sangue contaminado. Quando não tratada adequadamente, pode causar cirrose e câncer de fígado.
Não há vacina, mas existe tratamento com elevadas de cura, disponível no SUS. É importante que todos façam o teste.
_Hepatite D_
Já a hepatite D pode se manifestar simultaneamente ou após o contato com o tipo B da hepatite. Embora não haja uma vacina específica para a hepatite D, a vacina contra a hepatite B consegue prevenir em até 95% dos casos.
_Hepatite E_
A hepatite E costuma evoluir com gravidade, exceto em casos que frequentemente ocorrem em mulheres grávidas. Trata-se de uma zoonose e pode ser transmitida através de alimentos contaminados,especialmente carne de porco. Para essa doença também não existe vacina. A prevenção se dá, mais uma vez, pela higienização pessoal, dos alimentos e do ambiente de convívio.
O Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia conta com uma equipe capacitada de hepatologistas para a realização de consultas e exames para prevenção e acompanhamento dessas e de outras patologias do trato gastrointestinal, além de contar com um centro cirúrgico de ponta para procedimentos eletivos.