• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Julho deve ser o mês mais quente já registrado pelos cientistas, aponta levantamento
Mundo

Julho deve ser o mês mais quente já registrado pelos cientistas, aponta levantamento

Os dados são do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus e da OMM

Por Da Redação
Ás

Julho deve ser o mês mais quente já registrado pelos cientistas, aponta levantamento

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O mês de julho deverá entrar para a história como o período mais quente já registrado, de acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Europa. As informações são do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da UE, e da Organização Meteorológica Mundial.

"O clima extremo que afetou muitos milhões de pessoas em julho é, infelizmente, a dura realidade da mudança climática e um prenúncio do futuro", explicou o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial à coluna Jamil Chade, do UOL.

O mês anterior já havia sido o junho mais quente já registrado, o que levou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, a proliferar alerta e apontar que o mundo estava caminhando "ao desastre, com os olhos bem abertos". 

O que já se sabe é que as três primeiras semanas de julho já são os dias mais quentes, conforme os cientistas. Segundo eles, tudo indica que a última semana de julho não vai mudar essa trajetória.

Em 6 de julho, a média diária da temperatura média global do ar na superfície ficou em 17,08ºC e ultrapassou o recorde estabelecido em agosto de 2016 — tornando-se o dia mais quente já registrado. O que mais assustou os cientistas é de que os dias 5 e 7 de julho vieram logo atrás no ranking.

De acordo com os cientistas, a temperatura média global da superfície do mar tem estado bem acima dos valores observados anteriormente para essa época do ano, contribuindo para o julho excepcionalmente quente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.