Junho Laranja: SUS já registrou mais de 25 mil atendimentos por queimaduras em 2023
Especialista destaca a importância de alertar sobre esses riscos
Foto: Divulgação
Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), do Ministério da Saúde, revelam que o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 95,9 mil atendimentos hospitalares por queimaduras em 2022. Isso representa uma média de 262 registros por dia. Até março de 2023, mais de 25 mil atendimentos foram contabilizados. No ano de 2021, foram registrados 112 mil atendimentos por queimaduras.
Devido aos números alarmantes, a campanha Junho Laranja tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção de queimaduras. Neste mês, que é marcado pelas festas juninas, há um aumento significativo de acidentes relacionados a queimaduras, devido ao uso de fogueiras e fogos de artifício. O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Tufi Neder Filho, destaca a importância de alertar sobre esses riscos.
Segundo ele, as mãos costumam ser as principais partes atingidas, podendo resultar em sérias consequências. “Além das queimaduras com desfechos letais, é importante ressaltar que as queimaduras não fatais resultam em inúmeras incapacidades, entre as funcionais, estéticas, psicológicas, sociais e as do retorno à vida com a mesma qualidade anterior ao acidente”, pontua o médico.
Já em relação ao número de internações por queimaduras, dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), também do Ministério da Saúde, mostram que em 2022, o SUS teve 11,9 mil registros, número um pouco maior do que em 2021 (11,7 mil internações). Em 2023, até março, foram 3,4 mil hospitalizações.