Tecnologia

Junho terá superlua no céu e solstício que marca início do inverno

Confira os principais eventos astronômicos do mês

Por Da Redação
Ás

Junho terá superlua no céu e solstício que marca início do inverno

Foto: JOEL KOWSKY/ NASA

Em junho, o calendário astronômico traz surpresas para os amantes da astronomia. No próximo dia 14, por exemplo, o céu noturno será iluminado pela primeira Superlua de 2022. De acordo com a Nasa, nesse dia o satélite natural da Terra aparecerá até 17% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

O fenômeno ocorre devido à forma elíptica da órbita da Lua ao redor da Terra, mais oval do que circular. Há momentos em que ela se aproxima mais do planeta durante sua movimentação, o que os especialistas, também segundo a Nasa, chamam de perigeu. Nesse momento, a Lua fica a aproximadamente 360 mil km da Terra. No outro extremo, o ponto mais distante é chamado de apogeu, e fica há cerca de 400 mil km.

O evento celeste mais importante do mês, contudo, é a chegada da estação mais fria do ano no hemisfério sul, marcado pelo solstício de inverno. A partir do dia 21 de junho, mais precisamente às 6h14, as temperaturas serão mais baixas na maioria dos lugares abaixo da linha do Equador e as noites serão mais longas, características típicas do inverno que durará até 22 de setembro deste ano, quando o equinócio trará novamente a primavera.

Veja abaixo os principais eventos astronômicos do mês de junho de 2022:

07/06: Máxima atividade da chuva de meteoros Arietídeos e Lua em Quarto Crescente

14/06: Lua Cheia; Superlua

18/06: Conjunção entre Saturno e Lua

21/06: Lua em Quarto Minguante e Solstício de Inverno no hemisfério sul

22/06: Conjunção entre Marte e Lua

24/06: Alinhamento do Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno

26/06: Conjunção entre Vênus e Lua

27/06: Máxima atividade da chuva de meteoros Bootídeos de Junho e conjunção entre Mercúrio e Lua

29/06: Lua Nova

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário