Justiça determina abertura de inquérito sobre morte de homem em viatura no Sergipe
Agentes da PRF envolvidos no caso em Umbaúba foram afastados das atividades
Foto: Reprodução/Redes sociais
Por meio das redes sociais, na noite desta quinta-feira (26), o ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou que determinou a abertura de um inquérito para apurar a abordagem policial que resultou na morte de um homem na quarta (25), no município de Umbaúba, em Sergipe.
"Nosso objetivo é esclarecer o episódio com a brevidade que o caso requer", afirmou o ministro.
Determinei a abertura de investigações pela @policiafederal e @PRFBrasil sobre a abordagem policial de ontem, em Sergipe. Nosso objetivo é esclarecer o episódio com a brevidade que o caso requer. https://t.co/iLJ6FvfJpL
— Anderson Torres (@andersongtorres) May 26, 2022
Mais cedo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) determinou também o afastamento dos policiais envolvidos no caso que resultou na morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos.
Em nota, a PRF citou que “diligências acerca do caso já foram iniciadas, e a PF trabalha para esclarecer o ocorrido o mais breve possível”, mas não citou o nome dos envolvidos.
O caso aconteceu na última quarta-feira (25), quando a vítima foi presa dentro de uma espécie de “câmara de gás” improvisada no porta-malas de uma viatura. A ação, registrada em vídeo, ainda chegou a ser acompanhada por populares na BR-101, em Umbaúba.
Segundo os policiais, teria havido “desobediência” e resistência à prisão. Assim, o homem foi jogado na parte de trás da viatura, onde os agentes colocaram bomba de spray de pimenta e o prenderam, até que morresse sufocado.