• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Justiça determina bloqueio das redes sociais de influenciadoras investigadas por racismo
Brasil

Justiça determina bloqueio das redes sociais de influenciadoras investigadas por racismo

Mulheres também devem remover vídeos com conteúdo racista das plataformas digitais

Por Da Redação
Ás

Justiça determina bloqueio das redes sociais de influenciadoras investigadas por racismo

Foto: Reprodução/redes sociais

A Justiça determinou, nesta terça-feira (13), o bloqueio das redes sociais das influenciadoras Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves. As duas são investigadas por racismo devido a vídeos em que aparecem entregando um macaco de pelúcia, uma banana e dinheiro para crianças negras abordadas na rua.

A decisão foi emitida pela juíza Juliana Cardoso Monteiro de Barros, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. No documento, a magistrada pede investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para investigar possíveis infrações das influenciadores ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A juíza alega que o conteúdo compartilhado nas redes das duas mulheres expõe crianças, adolescentes e idosos a situações vexatórias e degradantes. No texto, ela também avalia que os crimes são amplificados por causa do "número expressivo de seguidores inscritos nas redes sociais" de Kérollen e Nancy. As duas somam 17 milhões de seguidores e publicam vídeos de assistencialismo, testes de maquiagem e pegadinhas.

"Em razão de tais fatos, requer seja concedida medida liminar para determinar o bloqueio dos perfis das requeridas nas plataformas Youtube, Instagram e TikTok, bem como para que sejam adotadas as providências necessárias para a efetiva e urgente remoção dos vídeos com tais conteúdos e aplicação das demais sanções que sejam pertinentes", dizia a decisão.

O pedido de bloqueio das contas das mulheres é valido pelos próximos seis meses. A decisão também proíbe que Kérollen e Nancy criem outros perfis nas redes sociais. Caso a ordem seja descumprida, a dupla pode multada em R$ 5 mil por dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário