• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Justiça determina que médica que negou existência do câncer de mama retire vídeos do ar
Brasil

Justiça determina que médica que negou existência do câncer de mama retire vídeos do ar

Equipe de defesa diz que Lana Tiani Almeida não vai se pronunciar sobre a decisão

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Justiça determina que médica que negou existência do câncer de mama retire vídeos do ar

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) determinou, na sexta-feira (1º), que a médica Lana Tiani Almeida da Silva exclua das redes sociais os vídeos em que afirma, sem provas, que o câncer de mama não existe

Caso volte a negar a existência da doença e mantenha as publicações no ar, a médica terá que pagar R$ 1.500 multa diária. Na manhã deste sábado (2), as contas de Lana Almeida nas redes sociais constam como desativadas.

Na decisão, o TJ-PA afirma que Lana promove “descredibilização dos métodos científicos” e “risco imenso e irresponsável à saúde da população”. As afirmações falsas foram divulgadas durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Nos vídeos, Almeida se apresenta como médica de "medicina integrativa e modulação hormonal bio idêntica nano" e pediu aos seguidores para esquecer a campanha Outubro Rosa e a mamografia.

Apesar de se divulgar como especialista em mastologia, Almeida declara ao CRM-PA não ter especialidade médica. À imprensa, a equipe dela afirma que ela não vai se pronunciar até a conclusão do caso.

De acordo com dados levantados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a taxa de mortalidade do câncer de mama é de 11,71 óbitos mortes a cada 100.000 mulheres. O Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA) publicou uma nota de repúdio às declarações dela, e reafirmou a gravidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico através da mamografia.

Além dela, o médico Lucas Ferreira Mattos, com registros em São Paulo e Minas Gerais , também afirmou, falsamente, que a mamografia causa câncer. O caso é investigado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).


Lucas Ferreira Mattos divulgou informações falsas sobre o câncer de mama
Reprodução/Redes Sociais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.