Justiça determina reforços em buscas por indigenista e jornalista desaparecidos na Amazônia
Governo federal deve viabilizar o uso de helicópteros e embarcações
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Justiça Federal determinou nesta quarta-feira (8) que a União intensifique as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips. Ambos desapareceram no último domingo (5), durante uma viagem por terras indígenas na Amazônia. De acordo com a medida, o governo federal deve "viabilizar o uso de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, seja das Forças de Segurança ou das Forças Armadas".
A decisão atende a um pedido feito pela Defensoria Pública da União. Na decisão, a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe afirma que Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU) podem requisitar diretamente à Polícia Federal, Comando Militar da Amazônia e Força Nacional de Segurança as providências urgentes e necessárias ao cumprimento da presente decisão".
Para a juíza, a União foi omissa até o momento. Na última terça-feira (7), a Polícia Militar prendeu mais um suspeito de participação no desaparecimento da dupla: Amarildo da Costa de Oliveira, de 41 anos. Segundo informações obtidas pelo O Globo, testemunhas viram que Amarildo Oliveira perseguiu o jornalista e o indigenista no último dia em que eles foram vistos.