• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Justiça do Rio determina que turistas deixem a cidade de Búzios em até 72 horas
Brasil

Justiça do Rio determina que turistas deixem a cidade de Búzios em até 72 horas

Governo tem prazo de 72 horas

Por Da Redação
Ás

Justiça do Rio determina que turistas deixem a cidade de Búzios em até 72 horas

Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1

Devido ao aumento de casos de infecções por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Justiça do Rio de Janeiro determinou na última quarta-feira (16), que Búzios, na Região dos Lagos do Rio, volte para a Bandeira Vermelha - Risco 3 de combate à pandemia. Com isso, os turistas hospedados na cidade devem deixar os hotéis, pousadas e imóveis de aluguel para temporada do município em até 72 horas.

No Rio, a bandeira vermelha sinaliza o risco muito elevado de colapso da rede de saúde e a necessidade de isolamento social completo. A decisão, da 2ª Vara de Búzios, vale a partir desta quinta-feira (17), e proíbe ainda que os hotéis ou espaços promovam aluguel para temporada ou aceitem novos hóspedes. 

A Justiça informou que o decreto municipal de março, que prevê isolamento social mais rígido, deve voltar a vigorar até o fim de dezembro ou até que o município cumpra as exigências sanitárias e administrativas estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo município com a Defensoria Pública em junho de 2020. De acordo com o texto, em caso de descumprimento das medidas, a determinação estabelece multa diária de R$ 100 mil.

Manifestação

Na tarde desta quinta (17), representantes dos setores do comércio, hospedagem e do turismo se reúnem na frente do fórum da cidade para manifestar contra o fechamento da cidade e alegam que a medida vai gerar um grande impacto econômico e social. 

A Associação Comercial e Empresarial de Búzios disse que vai oficiar, nesta quinta-feira, os representantes do Poder Executivo e do Judiciário solicitando o posicionamento de ambos sobre a atual situação sanitária do município. Até o momento, a Prefeitura de Búzios disse que é obrigada a cumprir a determinação judicial, mas que seu departamento jurídico já está entrando com recurso contra a decisão.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.