Justiça dos EUA divulga documento que justifica buscas na casa de Trump
Operação do FBI aconteceu no início deste mês

Foto: Pixabay
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou, nesta sexta-feira (26), após ordens de um juiz, uma versão com edição da declaração do mandado de buscas na residência do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O texto foi apresentado para justificar a operação do FBI, que aconteceu no início deste mês.
Segundo a divulgação, desde anotações manuscritas pelo presidente a informações sobre fontes de inteligência nacional estavam na residência de Trum, em Mar-a-Lago até janeiro deste ano. Do documento de 32 páginas, 23 continham bastante conteúdo não-revelado (editado), sendo que 11 delas estavam totalmente apagadas.
Uma carta também foi divulgada pelo advogado de defesa de Trump, Evan Corcorcan, datada em 25 de maio, com reclamações sobre a investigação do Departamento de Justiça.
O Departamento de Justiça - um equivalente a um Ministério da Justiça - era contra essa divulgação, que, para o órgão, coloca em risco uma investigação criminal em andamento, além de revelar informações sobre testemunhas e tornar públicas técnicas de investigação.
O FBI fez uma operação de busca e apreensão na casa de Trump, em 8 de agosto para recuperar parte desses papéis. A ação foi revelada pelo próprio ex-presidente.