• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Justiça proíbe Caixa de alterar limites de crédito na conta corrente sem autorização do cliente
Economia

Justiça proíbe Caixa de alterar limites de crédito na conta corrente sem autorização do cliente

Medida foi tomada em resposta a uma ação movida pelo Ministério Público Federal

Por Da Redação
Ás

Justiça proíbe Caixa de alterar limites de crédito na conta corrente sem autorização do cliente

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, decidiu que a Caixa Econômica Federal não pode mais modificar os limites de crédito disponíveis em conta-corrente sem a prévia autorização do cliente. A medida foi tomada em resposta a uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que argumentou que essa prática não apenas viola a lei, mas também as normas regulatórias do Banco Central do Brasil.

A polêmica entre o MPF e a Caixa girou em torno de duas cláusulas contratuais para abertura de conta bancária. Esses documentos permitiam que o banco aumentasse o limite do crédito rotativo ou cheque especial vinculado às contas da Caixa sem o consentimento expresso dos titulares, além de diminuir o limite do crédito sem comunicar previamente os clientes.

Conforme o TRF4, a Caixa Econômica ficou obrigada a anular as cláusulas contratuais consideradas abusivas. Também deve comunicar os correntistas, de modo expresso e registrado, com prazo não inferior a 30 dias, sempre que objetivar reduzir o limite de crédito rotativo ofertado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.