Kelmon não tem vínculo com a Igreja Católica, afirma CNBB em nota
Em 2021, o Farol da Bahia já havia recebido denúncias da atuação do suposto padre na região de Maré
Foto: Reprodução/TV Globo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (30) sobre o candidato Kelmon Luis da Silva Souza, afirmando que ele não tem nenhum vínculo com a Igreja Católica.
“O senhor Kelmon Luís da Silva Souza, candidato que se apresenta como "padre Kelmon", não é sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, sem qualquer vínculo com a igreja sob magistério do Papa Francisco”, diz parte da nota.
O comunicado ressaltou ainda que os padres da Igreja Católica em exercício, não podem disputar cargos políticos e nem se vincular a partidos.
Em 2021 o Farol da Bahia já havia recebido denúncias da atuação do "falso padre" na região de Ilha de Maré em Salvador. Pesquisadores religiosos foram consultados pelo Farol, e afirmaram que se quer conhecem a denominação citada por Kelmon.
Posteriormente, ele publicou fotos nas redes reforçando ser padre, mas não mostrou documentos que comprovassem a ordenação. Após a denúncia do Farol, o caso também ganhou repercussão na coluna de Malu Gaspar, do Jornal O Globo.