Kia Rio ganha facelift na Europa
Compacto estreia versão híbrida e já envelhece modelo lançado aqui
Mal estreou no Brasil no princípio deste ano o compacto Kia Rio já recebe mudanças na Europa.
Segundo a marca a versão global do hatch Rio receberá algumas mudanças significativas de meia-vida mantendo a atual geração. Para o mercado brasileiro, essas mudanças ainda devem demorar a chegar, já que o país recebeu o carro somente no início deste ano e as unidades são fabricadas no México.
Visualmente o Rio recebeu nova grade frontal, agora mais larga, o para-choque dianteiro tem novo desenho, mais agressivo e o novo Kia Rio conta com faróis full-Led para todas as versões. Na parte traseira nada mudou.
Internamente as mudanças também foram discretas, porém importantes. O carro recebeu uma nova central multimídia de 8” no console central e um novo display de 4,2" no painel de instrumentos.
A principal mudança no Kia Rio está sob o capô. A montadora sul-coreana agora equipa o carro com motorização híbrida, nas versões mais caras. Agora o hatch conta com novo motor 1.0 Smartstream com turbo, injeção direta e um sistema híbrido-leve de 48V, substituindo o atual 1.0 turbo usado na Europa. Em relação ao desempenho, o novo motor proporcionará a mesma potência que o 1.0 turbo anterior, nas versões de 100cv ou 120cv.
Por fim, a nova motorização será complementada com uma transmissão manual de seis marchas com controle eletrônico de embreagem e uma opção automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades.
Aqui no Brasil o Kia Rio é comercializado apenas em duas versões com preços entre R$ 69,9 mil na versãos mais simples (LX) e R$ 78,9 mil na mais completa (EX). O modelo ainda é equipado com apenas uma motorização: 1.6 aspirado de 130cv e transmissão automática de seis velocidades, assim como o Hyundai HB20. Mesmo com a elevação do dólar não estão previstos reajustes de preço do veículo o que certamente acontecerá no futuro próximo devido ao dólar.
O Kia Rio compete com modelos que possuem câmbio automático e tem faixa de preço semelhante: Fiat Argo 1.8 HGT, o próprio Hyundai HB20 1.0 turbo com mesmo motor, Ford Ka 1.5, além do líder Chevrolet Onix turbo e do Volkswagen Polo TSI .