Kia Stonic: primeiro SUV híbrido da marca desembarca por R$ 149,9 mil
Modelo tem motor 1.0 de 120cv e auxílio de tração elétrica
De olho na eletrificação a Kia apresentou no Brasil o Crossover compacto Stonic. Mais do que um novo modelo, trata-se do primeiro híbrido da Kia que desembarca por R$ 149,9 mil
A novidade, que é oferecida em versão única, tem motor de 1.0 turbo de 120 cv, que tem acoplado o sistema híbrido MHEV de 48V.
O Kia Stonic traz a nova logomarca da empresa, além de ter o design padrão da montadora. Por conta disso, tem a mesma grade dianteira do que os outros modelos da companhia sul-coreana. O utilitário esportivo conta com faróis de LED com um desenho fluido e uma grande entrada de ar para conferir esportividade.
Já a traseira tem traços mais conservadores com faróis na horizontal e com acabamento mais limpo. Além disso, será oferecido com seis opções de cores e mais sete opções bicolores, em que o teto pode ser pintado parcialmente nos tons preto, vermelho ou amarelo.
Por dentro, o utilitário esportivo deve ser equipado com uma central multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O crossover ainda poderá ser equipado com assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de condução, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, seis airbags, freio a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, entre outros equipamentos.
Em relação à motorização, o Stonic vem equipado com motor turbo Kappa TGDI de 1.0 litro de três cilindros, que entrega 120 cv e tem torque de 20,5 kgfm. Neste propulsor estará acoplado o sistema híbrido MHEV de 48V. Segundo a empresa, o consumo é de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada. Esses dados também foram divulgados pelo Inmetro.
O crossover ficará posicionado abaixo do Sportage. Portanto, terá como rivais diretos o Chevrolet Tracker, o Volkswagen T-Cross, o Hyundai Creta, o Honda HR-V, além do novo Fiat Pulse, lançado nesta semana. Contudo, esses modelos não contam com um sistema híbrido.