Autos

Kwid pode virar SUV, perua e sedã no Brasil em 2021

Subcompacto já tem família com 4 veículos na Índia

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Kwid pode virar SUV, perua e sedã no Brasil em 2021

Atual quarto modelo mais vendido do Brasil o Kwid pode ser considerado um sucesso que já bate, em volume, o Sandero e o Logan, e claro, os SUvs Duster e Captur. Principalmente em um cenário pós pandemia os carros subcompactos estarão em alta.

Lançado no Brasil há pouco menos de dois anos o pequeno Kwid desenvolvido na Índia tem já deu origem a uma família diversificada de modelos haja visto o sucesso da versão Climber, equivalente a nossa Outsider mas com design diferenciado. 

Porém, após o sucesso da minivan Triber, a Renault trabalha na diversificação da plataforma usada no subcompacto para oferecer uma linha completa de veículos, ao menos para o mercado indiano. Projeções divulgadas pelo Indian Autos Blog mostram uma projeção de um sedã que poderia fazer sucesso por aqui. Com menos de 4 metros, embora pareça pequeno o três volumes teria espaço para concorrer com os sedãs menores e que hoje custam a partir de R$ 50 mil no país. 

Sedãs pequenos tem especial destaque no mercado indiano com produtos de várias marcas como Hyundai, Suzuki, Ford e Tata. Por lá carros com até 4m de comprimento recebem isenções fiscais reduzindo o preço final. Assim, projetos como o Kwid nasceram justamente na Índia onde ele não é o mais vendido deste segmento. 

Em termos de motorização a "receita" deste sedã seria a mesma que conhecemos nas versões de entrada do Logan e Sandero: motor 1.0 SCe de três cilindros a gasolina e câmbio manual de 5 marchas. 

Também no forno está o projeto de um crossover compacto baseado no Kwid. Esse carro já vem sendo testado na Índia enquanto a Renault já lançou a versão "Climber" de apelo off road para testar os consumidores que comprariam esta novidade.

No Brasil a Renault não confirma nenhuma das duas novidades mas um facelift para o Kwid já é esperado. Os próximos lançamentos da marca serão o novo Captur com motor 1.3 turbo que depois deve chegar ao Duster e também à Oroch. A versão turbinada para o 1.0 deverá ser o segundo passo para modernização da linha Renault. Mas as chances de termos Kwid com novos formatos de minivan e sedã são bem altas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário