Testamos a nova Duster Iconic que mostra maior economia e mantém espaço interno
SUV quer ser o mais vendido entre os crossovers com motor aspirado
Renovado há dois meses o Duster mantém a base e a motorização 1.6SCe de 120cv com o conhecido câmbio CVT. Mas vai muito além de um visual renovado com acabamento externo de apelo off-road, característica do SUV na versão Iconic que o Farol da Bahia avaliou e que custa R$ 87,5 mil.
O que mudou: discretamente até a carroceria teve melhorias com nova inclinação do parabrisa, da coluna C, o interior foi completamente modificado (o que não quer dizer sofisticado) e há novos itens como a esperada direção elétrica e multimídia Easy-Link.
Na real, o novo ajuste do motor que se manteve com 120cv mas melhorou o torque tornou a condução do Duster menos ruidosa fazendo o possível para entregar desempenho com o limitado motor. Por outro lado as médias de consumo são satisfatórias: 6,2km/litro sob trânsito intenso que chega a 10,4km/litro em vias livres e 11,8km/litro na estrada usando apenas etanol. Na média total foram 7,2km/litro com o combustível vegetal.
O espaço se mantém muito bom, um dos melhores do segmento. O porta-malas de 475 litros, entre-eixos generoso de 2,67m e 4,33m de comprimento, portas com bom ângulo de abertura e conjunto de rodas e pneus aro 17 que garantem rodagem suave mesmo em estradas de chão batido ainda que o Renault não seja um autêntico veículo off-road.
Renault Duster Iconic oferece além da direção elétrico, multimídia Easy-Link e ar condicionado digital um conjunto de câmeras 360º, sensor de pontos cegos, acendimento automático dos faróis e luzes diurnas em LED, chave presencial do tipo cartão, partida do motor por botão, rodas de liga leve diamantadas com pneus de 17 polegadas e apoio de braço para o motorista junto aos bancos de couro.
Nesta versão o Renault Duster Iconic oferece além da direção elétrica, multimídia Easy-Link e ar condicionado digital um conjunto de câmeras 360º, sensor de pontos cegos, acendimento automático dos faróis e luzes diurnas em LED, chave presencial do tipo cartão, partida do motor por botão, rodas de liga leve diamantadas com pneus de 17 polegadas e apoio de braço para o motorista junto aos bancos de couro.
O valor das revisões do Duster contando apenas os itens obrigatórios marcados no manual do veículo até os 60.000 quilômetros é de R$ 3.426,55 com paradas a cada 10 mil km, um dos menores do segmento. Vale lembrar que a Renault tem oferecido o crossover com as três primeiras revisões incluídas no preço o que reduz o custo total para R$ 1.809,00. Bom, se comparado com os concorrentes mostrando evolução de um SUV capaz de surpreender em custo benefício. Fica devendo itens como mais entradas USB, um console entre os bancos e uma superfície macia ao toque sem mencionar o motor 1.3 turbo que deve chegar no próximo ano.