“Lamentáveis e intoleráveis", diz Toffoli ao falar sobre as agressões sofridas por profissionais da imprensa
Além disso, ele aproveitou o momento para cobrar punição dos envolvidos
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, fez um pronunciamento sobre a as agressões sofridas por profissionais da imprensa durante manifestação realizada no último domingo (3) em Brasília. “lamentáveis e intoleráveis”, afirmou ele na tarde desta quarta-feira (6). Além disso, ele aproveitou o momento para cobrar punição dos envolvidos.
“Gostaria de deixar registrado na ata do plenário nosso repúdio a toda e qualquer tipo de agressão aos profissionais da imprensa, devendo a conduta dos agressores ser devidamente apurada pelas autoridades competentes. Sem imprensa livre não há liberdade de expressão e de informação. Sem imprensa livre não há democracia”, disse.
Outro assunto falado sobre a harmonia entre os Poderes e a atuação conjunta das instituições no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
“Não há solução para as crises fora da legalidade constitucional e da democracia, ambas salvaguardadas pelo STF. Todos os Poderes da República, os entes da federação e todas as instituições do Estado brasileiro devem atuar dentro dos limites da Constituição de 1988 e das leis do país e com total respeito aos valores democráticos. A Constituição governa os que governam”, disse.